O frio já se faz sentir e com ele começam a aumentar as queixas de dores, principalmente as das articulações!
É comum ouvirmos as pessoas, principalmente as com mais idade, a queixarem-se de dores nas articulações nesta altura. De certeza que conhecemos alguém que, até quase, preveja que o tempo vai mudar porque lhe doi um joelho, uma mão, os dedos... ou qualquer outra articulação.
Isto não é apenas sugestão, o frio provoca alterações no nosso corpo. Provoca contração dos músculos e articulações assim como a vasoconstrição, que é como um estreitamente dos vasos sanguíneos. E estas mesmas alterações agravam as dores.
Adicionado a estes fatores, novos estudos indicam que a cartilagem é sensível às alterações da pressão atmosférica. Que costuma baixar com o tempo frio e assim também contribuir para o aparecimento e aumento da dor.
Por isso, as pessoas podem mesmo sentir mais dores quando o tempo muda, em particular quando fica mais frio! E principalmente as que sofrem de problemas articulares. De onde destaco as artroses, que representam a doença que mais pessoas afeta, sendo a maior causa de absentismo laboral e invalidez.
Às vezes surge a dúvida do que é uma artrose ou o que é artrite, se não é tudo a mesma coisa? Pois não é bem, e vou explicar, a artrite é a inflamação na articulação, enquanto a artrose é a degeneração das articulações. A inflamação pode ser pontual e passar, já a degeneração tem consequências a longo prazo.
Além das dores, que pioram ao fim do dia e ao acordar, outros sintomas de artroses são a rigidez na articulação e limitação do movimento.
Porque surgem então as artroses? A idade mais avançada, o género feminino, a questão genética, o excesso de peso, traumas e movimentos repetitivos são os principais fatores de risco para estas se desenvolverem.
Mas vou também dar as boas notícias!
E a primeira é que embora os sintomas, como a dor, estejam mais intensos com o tempo frio, não significa que a condição esteja a agravar-se.
Existem formas de controlar a dor. Com medicamentos prescritos pelo médico e também com técnicas de fisioterapia, que também são importantes para prevenir a perda de massa muscular. Porque, quando temos dores temos a tendência a ficar mais parados, não estimulando o suficiente os músculos para que se mantenham saudáveis.
E ainda existem formas de prevenir que os sintomas cheguem a agravar! Como a aposta numa alimentação saudável e que vise a saúde articular, optando por alimentos mais ricos em cálcio e magnésio. A aquisição de estilos de vida saudáveis ao nível do exercício físico, que ainda ajuda também a controlar o peso e eliminar este fator de risco. E se sabemos que o frio é um “inimigo” das nossas articulações, podemos ainda protegê-las, utilizando as camadas de roupa necessárias, em todas as zonas do corpo.
Vamo-nos preparar para o frio e assim viver melhor nesta altura do ano!