Vou me antecipar, mas como fisioterapeuta não podia deixar de assinalar o Dia Mundial da Coluna, que se vai celebrar já no próximo dia 16 de Outubro.
E porque temos um Dia Mundial da Coluna? Não, não é só porque temos dias para quase tudo! A ideia da criação deste prende-se com a sensibilização da população para a necessidade de prevenir as lesões na coluna.
E porquê? Vamos saber!
Quantas vezes já ouviu falar da coluna vertebral sem ser algo negativo?
Coluna, costas, espinha, costados ou cruzes… muitas são as designações dadas na gíria a esta estrutura tão importante do organismo humano. Mas a maioria das vezes ouvimos algum destes termos está relacionado com dores ou problemas!
Concorda comigo ou acha que é um “problema de profissão”? É normal queixarmo-nos de dores ao fisioterapeuta!
Mas não! Os dados não falham e dizem que em Portugal, mais de 70% da população sofre ou já sofreu de dor na coluna, seja ela cervical, dorsal ou lombar. Efetivamente, mais de metade das pessoas com incapacidade na idade adulta encontram-se nessa condição devido a lesões que sofreram na coluna.
Na atualidade, estes números têm vindo a aumentar, muito por via do aumento do sedentarismo. Que se faz sentir também ao nível laboral.
Na minha opinião, outra causa para este aumento está relacionada com o contexto pandémico em que vivemos. E com necessidade de realizar teletrabalho. Uma vez que, passaram a ser utilizados escritórios improvisados que, normalmente, não cumprem as melhores normas de ergonomia.
Assim sendo, se é uma dessas 3 pessoas em 10 que nunca sofreu de dor em alguma região da coluna, parabéns! Continue a tratar a sua saúde da sua coluna para continuar sempre desse lado da estatística. Por outro lado, se ao ler este artigo se lembrou daquela vez que teve uma dor cervical e nem se podia mexer, uma dor lombar que até teve de levar uma injeção ou se já sentiu qualquer dor na coluna, sugiro que continue a leitura pois vou deixar dicas úteis para evitar essas situações tão desagradáveis:
1) Pratique exercício físico! Se todo o nosso organismo estiver mais saudável a coluna também estará, muito por via da existência de um melhor sistema muscular que ajuda a suportar e manter a coluna. E quais os melhores exercícios? Pode começar com a caminhada, a natação, as aulas de pilates ou até mesmo andar de bicicleta.
2) Procure manter posturas mais corretas, principalmente sentado ou quando mantém uma postura durante muito tempo. Mantenha a coluna “direita” permitindo apenas as suas curvaturas normais, e evite posturas demasiado “enroladas” e “curvadas”. Durante o dia de trabalho, realize pausas regulares e aproveite para alongar. Quando voltar ao trabalho procure voltar a corrigir a postura.
3) Tenha cuidado a carregar pesos. E, se os tiver de retirar do chão, utilize sempre os joelhos como alavanca e não dobre a coluna para o fazer. A força deve ser feita nas pernas e não na coluna, que deve permanecer direita. Caso pegue em pesos em ambos os braços, procure também equilibrar o peso em ambos os lados do corpo.