O tempo corre e já estamos em Maio, o mês do coração!
Este mês do coração é uma iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia que visa alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares, que são responsáveis por um terço da mortalidade da população portuguesa.
Quando pensamos neste valor não é possível ficarmos indiferentes! Primeiro porque um terço é uma grande parte e segundo, porque muitas vezes estas doenças podem ser evitadas através da prevenção!
E como podemos prevenir estas doenças que acometem o coração ou os vasos sanguíneos? É mais simples do que possa parecer. Deixo-lhe aqui 8 passos para avaliar se pode mudar alguma coisa nos seus hábitos ou no seu estilo de vida em geral:
1. Reduzir a ingestão de sal
2. Evitar o tabagismo
3. Reduzir a ingestão de gorduras
4. Manter o peso sob controlo
5. Moderar a ingestão de álcool
6. Evitar o stress
7. Realizar check-up com regularidade
8. Praticar Exercício Físico
Além disto, como fisioterapeuta é meu dever relembrar que as pessoas que já sofreram problemas cardiovasculares podem ser ajudadas com fisioterapia. Existem fisioterapeutas especializados nesta área que ajudam a que as rotinas normalizem, recorrendo ao exercício físico de forma monitorizada e controlada para restabelecer a capacidade física.
Nunca se esqueça de que Há esperança!