Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

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Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

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Aljezur

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Foto: CMA

Saúde e energia com fisioterapia
Saúde e energia com fisioterapia
Gabriela Fonseca | Fisioterapeuta
Fisioterapeuta | Gabriela Fonseca

Será o Outono a melhor estação para se tornar mais ativo?

Será o Outono a melhor estação para se tornar mais ativo?

O encurtar dos dias, as temperaturas a baixar, as folhas das árvores a perder o seu tom verde são tudo sinais da chegada desta nova estação, o Outono!

Além de todas estas mudanças o Outono está também associado ao retomar de rotinas e para os mais pequenos ao início de mais um ano, o escolar.

Mas há mais ainda! O final do Verão é responsável por mais do que isto tudo que acabei de enumerar. Segundo os investigadores, a diminuição no número de horas de sol pode ser responsável por nos sentirmos mais em baixo, desmotivados e mais tristes nesta altura do ano.

Este fenómeno está devidamente documentado e foi apelidado de depressão sazonal ou transtorno afetivo sazonal. Acontece com mais expressão nas pessoas que vivem mais longe do equador. E tem uma explicação muito simples, as alterações no neurotransmissor serotonina e na hormona melatonina causadas por esta alteração dos dias (1). Que por sua vez, tornam mais difícil o ajuste ao ritmo circadiano. Ou seja, o nosso “relógio” interno que nos guia nas 24 horas diárias em função do ciclo dia/ noite.

Este transtorno afetivo sazonal pode ter vários sintomas. Pode ser apenas uma sensação de cansaço ou falta de energia. Podem ser dificuldades de concentração ou a sensação de tristeza, irritabilidade e apatia. Ou ainda maior desejo por hidratos de carbono e menos atividade (2-5). Na verdade, pode ser representada por qualquer sintoma de depressão. Com a vantagem de que habitualmente acontece nos meses de Outono e Inverno e passa com a chegada da Primavera.

Mas, tão importante como saber que podemos ser afetados por esta condição, é saber que, tal como a depressão, também esta pode ser prevenida! Como? Através da manutenção dum estilo de vida ativo!

Todas as investigações nos dizem que maiores níveis de atividade física estão relacionados com diminuição de sintomas depressivos. Na verdade, a atividade física está estudada como forma preventiva para a depressão e também para o tratamento da mesma (6).

Esta informação é válida para as pessoas em todo mundo. Visto que, um pouco por todo o globo se realizaram estudos neste sentido apresentando os mesmos resultados.

A vantagem da atividade física sobre outras formas de tratamento ou prevenção para a depressão é que não tem muitos efeitos secundários, apenas algumas lesões que possam surgir. Tendo ainda mais vantagens! Como os benefícios ao nível circulatório e respiratório, ao controlo de peso, por exemplo, entre muitos outros!

E agora respondendo à minha pergunta inicial. Será o Outono a melhor estação para se tornar mais ativo?

A resposta é sim… e não!

E porque não? Porque na realidade qualquer altura é boa para adquirir hábitos tão saudáveis como a prática de exercício físico.

E sim, porque obviamente, se ainda não inclui na sua rotina alguma forma de exercício, esta é uma ótima altura para o fazer e aproveitar para “fintar” a depressão sazonal que muitos de nós sentimos na pele!

Se o consegui convencer a incluir o exercício físico no seu dia a dia, posso agora, como fisioterapeuta que trabalha exclusivamente com exercício físico, aconselhá-lo a tomar 4 ações:

1.ª – escolher uma atividade que gosta ou que sempre quis experimentar;

2.ª – marcar na sua agenda os dias e horas a que a vai realizar a atividade e seguir o planeado;

3.ª – comprometer-se a realizar 150 minutos por semana (7), isto é 2 horas e meia, dessa atividade ou de um conjunto de atividades;

4-ª – utilizar alguma ferramenta para monitorizar a sua evolução e assim manter a sua motivação.

Bons treinos e bem-vindo Outono!

Notas:

1. Melrose S. Seasonal affective disorder: An overview of assessment and treatment approaches. Depress Res Treat. 2015;2015:1–6. doi: 10.1155/2015/178564

2. National Health Service. Seasonal Affective Disorder—Symptoms. United Kingdom Government website, http://www.nhs.uk/Conditions/Seasonal-affective-disorder/Pages/Symptoms.aspx.

3. Blaszczak J. 10 Things You Didn't Know About Seasonal Affective Disorder. [Fact sheet], Psych Central, 2013, http://psychcentral.com/lib/10-things-you-dont-know-about-seasonal-affective-disorder/

4. MedicineNet.com. What is Seasonal Affective Disorder SAD? [Fact sheet], MedicineNet, San Clemente, Calif, USA, http://www.medicinenet.com/seasonal_affective_disorder_sad/article.htm

5. Mayo Clinic. Seasonal affective disorder. [Fact sheet], Mayo Clinic, Rochester, Minn, USA, http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/seasonal-affective-disorder/basics/symptoms/con-20021047?p=1

6. Schuch, F. B., & Stubbs, B. (2019). The Role of Exercise in Preventing and Treating Depression. Current Sports Medicine Reports, 18(8), 299–304.

7. Schuch F, Vancampfort D, Firth J, et al. Physical activity and sedentary behavior in people with major depressive disorder: a systematic review and meta-analysis. J. Affect. Disord. 2017; 210:139–50

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