Agosto é mês de férias, de desligar, de relaxar, de descansar... principalmente "a cabeça". Certo? Nos dias que correm é mais comum sentirmo-nos cansados mentalmente. Por todas as nossas rotinas agitadas, trabalhos desafiantes e vidas aceleradas! Mas também é preciso saber desacelerar esta fadiga mental. Em suma é preciso descansar e cuidar do cérebro, visto que é ele que comanda toda a máquina humana.
O cérebro é vital para o nosso organismo, é uma estrutura verdadeiramente dinâmica, que nos permite estar sempre a aprender e a melhorar. E é, até incrível, como um só órgão consegue desempenhar tantas funções, visto que ele regula e controla tudo o que se passa no nosso corpo! Talvez, por ter tantas tarefas a seu cargo, sejam difíceis de identificar os sinais de que ele não está assim tão bem. E por isso, tantas vezes o "maltratemos" sem saber. Mas para que a saúde do cérebro esteja acessível a todos, ficam aqui formas de cuidar do nosso cérebro, que pode já procurar aplicar nestas férias:
1. Manter um estilo de vida ativo. Se quisermos seguir as recomendações da OMS pelo menos 150 minutos por semana de exercício moderado. Se não praticar exercício por mais nenhum motivo, faça-o pelo seu cérebro!
2. Procurar uma alimentação saudável. Sim é o segundo cliché, mas está estudado que o álcool, tabaco, sal e gorduras têm efeitos negativos ao nível cerebral. Acrescento até que no que diz respeito à doença de Alzheimer, a dieta mediterrânea foi considerada preventiva.
3. Cuidar do organismo como um todo e prevenir outras patologias. Doenças como a diabetes e a hipertensão arterial são prejudicais para o cérebro também!
4. Estimular o cérebro. Realizar tarefas ou hobbies neuroativos, que nos fazem pensar e nos intrigam e precisam da nossa intervenção. Existem vários jogos e passatempos como o xadrez, o sudoku, as palavras cruzadas, que nos fazem "pensar".
5. Evitar o stress. Este quase "inimigo público" é responsável por inúmeros problemas de saúde e para o nosso cérebro também é bastante negativo. Procure levar uma vida calma, relativizar as situações, e se possível encontrar formas de "acalmar" a mente, como a meditação.
6. Cuidar do sono. Durante o tempo em que estamos a dormir, o nosso cérebro pode trabalhar num modo mais reduzido e também aproveita esta fase mais calma para guardar tudo o que aprendemos. Se não lhe dermos tempo suficiente podemos estar a sobrecarregá-lo.
7. Conviver e participar em atividades. Nestas situações estamos sempre a desafiar o nosso cérebro, a colocá-lo em atividade e isso ajuda-o a ganhar mais capacidade de se adaptar a novos estímulos, além de que, nos traz felicidade!
8. Saber que as emoções e sensações são tão importante como os sintomas físicos. E que os problemas desse foro também têm acompanhamento, e que, como todas as patologias, quanto mais cedo forem encontradas e tratadas, melhor!
Agora que já tem 8 conselhos, cuide de si, e do seu cérebro!