Mais um ano que começa e com ele todos os sonhos a comandar a nossa vida!
A passagem do ano é sempre argumento para "sonhar" com o novo ciclo que se aproxima, pensar no que se quer atingir - com ou sem passas, com ou sem espumante, com roupa nova ou roupa antiga, com dinheiro no bolso ou não, TODOS NÓS sonhamos!
É nesta altura que muitas pessoas se propõem a atingir alguns objetivos, muitas vezes ligados à sua saúde e bem estar, como perder peso ou passar a frequentar o ginásio.
Se fez alguma destas promessas espero que faça tudo ao seu alcance para atingir o seu objetivo. Se não o fez, ainda está a tempo de pensar em fazer algo por si que lhe traga qualidade de vida e felicidade.
De qualquer das formas, gostava de deixar uma reflexão para o fecho de 2021. Assim um género de balanço sobre a nossa atividade física:
No ano de 2021 sentiu-se uma pessoa ativa?
Se sim, consegue quantificar quão ativa? (por exemplo, fiz caminhadas "x" vezes por mês ou semana, pratiquei desporto "x" vezes todas as semanas, fui ao ginásio "x" vezes por semana...)
E se o fez, como se sentiu? Achou que essa atividade foi benéfica para si? Sentiu-se melhor depois de fazer exercício, ou sentiu que melhorou o seu estado geral de saúde?
Se respondeu não a alguma destas perguntas, deve consultar o seu médico para um full checkup!
Por outro lado, se respondeu sim, quero deixar-lhe outro desafio:
Caso não seja uma pessoa muito ativa mas se encontre motivada para o ser, pense então no que gostaria de fazer. Se há alguma modalidade em particular que goste, ou se o que mais gosta é mesmo de uma atividade em grupo. Depois planeie onde vai encaixar essa nova tarefa nos seus dias da semana. E depois é só executar o plano!
Para as pessoas que já são ativas o desafio é mais simples ainda. E passa por analisar em que alturas a atividade física ficou para segundo plano ou não foi realizada por precisar de fazer outras coisas. Se encontrar algum tipo de padrão, já pode antecipar e precaver-se, de forma a não ser a atividade física a ficar prejudicada!
Em qualquer dos casos, por vezes, começar não é o mais difícil. O complicado é mesmo manter a rotina, especialmente se não vemos nada a acontecer... Se nos parecer que estamos na mesma! E daqui surge a minha última dica: Registar! Pode, para isso, ter uma espécie de diário de treino onde anota o que realizou, durante quanto tempo, que exercício realizou e quantas séries e/ou repetições. Se tiver dados específicos como a velocidade da caminhada ou da corrida, anote também. Tudo o que lhe possa mostrar a sua evolução, até a forma como se sentiu no final do treino (muito cansado, pouco cansado), é importante.
Falo nisto porque assisto muitas vezes a experiências de pessoas que, passado uns treinos, ou umas sessões de fisioterapia, querem olhar para si mesmas e ver resultados. Às vezes, essa transformação é lenta e isso é o suficiente para se desistir! E é nesse momento que temos de nos "socorrer" dos dados, para percebermos que podemos ainda parecer iguais, mas certamente já ganhámos algo, que somado ao que vamos ganhar ainda se vai tornar mais evidente! Seja perseverante, não perca o foco e, mais importante ainda, NÃO desanime!
Quando estiver a sentir que está a perder força anímica ou que está menos motivado, olhe para trás e confirme tudo o que alcançou, sinta-se orgulhoso e continue em frente! Olhe para o futuro e sonhe, visualize até tudo o que ainda quer atingir para se voltar a encher de energia e manter o seu plano de resoluções para o ano novo e para a sua nova vida!
Desejo-lhe sucesso!