A Avenida Padre Manuel Antunes, situada entre a Central Rodoviária e o Jardim da Serrada, na Sertã, foi alvo de uma intervenção de replantação de árvores. Após avaliação, concluiu-se que as dezasseis árvores originalmente plantadas, pertencentes à espécie Freixo (Fraxinus angustifolia), não eram as mais adequadas ao tipo de solo existente. Além disso, algumas destas árvores apresentavam sinais de flecha seca, uma condição que afeta o crescimento da árvore. Como resultado, a Câmara Municipal decidiu transplantar os Freixos para uma área próxima, junto à ribeira, onde o solo é mais propício ao desenvolvimento dessa espécie. Em substituição, foram plantadas árvores da espécie Liquidambar sp, mais adaptadas às condições do solo e do espaço envolvente.
Cristina Nunes, vereadora da Câmara Municipal da Sertã com o pelouro da Floresta, explicou que “as árvores no ambiente urbano desempenham funções ambientais essenciais. Contudo, para que esses benefícios sejam realmente garantidos, é fundamental que as espécies escolhidas sejam adequadas às especificidades de cada local, incluindo as árvores plantadas em arruamentos.”
Esta ação insere-se num conjunto de operações de plantação levadas a cabo pelo Município da Sertã ao longo do último ano, no âmbito de uma “estratégia de gestão florestal urbana e de sustentabilidade ambiental”, conforme sublinhou a vereadora.
Um exemplo recente destas iniciativas foi a operação realizada no âmbito da candidatura ao programa Compete 2020, Eixo VII, REACT-EU, com o objetivo específico de apoiar a transição climática. Esta operação envolveu a plantação de árvores e arbustos, o abate e poda de árvores que se encontravam em más condições, a plantação de novas espécies arbóreas e arbustivas, bem como a instalação de sinalética, mobiliário urbano e ninhos para aves, e a substituição de faxinas vivas.