Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

PORTUGALIS ®

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

PUB

Vila do Bispo

Vila do Bispo

Foto: CMVB

Notícias

Minho-Lima | Viana do Castelo

Teatro Municipal Sá de Miranda integra Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

O Teatro Municipal Sá de Miranda acaba de ser integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) por despacho da Ministra da Cultura. Esta rede assume-se como um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes.

A Direção Geral das Artes manifesta, em ofício, “o seu apreço pela credenciação do Teatro Municipal Sá de Miranda neste importante e decisivo momento de concretização de uma política pública no domínio da cultura e das artes, que se pretende que tenha um impacto estruturante em todo o território nacional”.

O Teatro Municipal foi mandado edificar pela Companhia Fomentadora Vianense, grupo de personalidades vianenses, constituído em 1874, com o fim de, entre outros,” proceder à edificação de um theatro, que ficará sendo propriedade sua”.

Trata-se de um belo exemplar de raiz italiana, projetado por José Geraldo da Silva Sardinha, com plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes, com capacidade de cerca de 400 lugares.

O pano de boca foi desenhado por Luigi Manini e pintado por Hercole Labertini, cenógrafos do Teatro S. Carlos, e o teto, com retratos de dramaturgos, foi pintado por João Baptista do Rio.

Em 1985, ao celebrar-se o seu centenário, este espaço cultural foi adquirido pelo Município de Viana do Castelo, tornando-se então Teatro Municipal Sá de Miranda. Numa primeira fase, a autarquia promoveu obras de beneficiação devido à acentuada degradação em que se encontrava o espaço. Em 2000, ficaram concluídas as obras de requalificação e segurança com substituição integral da caixa de palco e instalação dos mais modernos equipamentos cénicos, que permitem pôr em cena os mais exigentes espetáculos. No logradouro interior desta casa de espetáculos foi construído um moderno café-concerto, para além de salas de ensaios e oficinas de armazéns de material cénico.

Em 2019, o município de Viana do Castelo concluiu uma outra empreitada de requalificação do Teatro Municipal, num investimento de 150 mil euros que incluiu, no exterior, o tratamento e pintura de todas as fachadas, incluindo caixa de palco; o tratamento e pintura de toda a caixilharia pelo exterior e interior; a substituição de caleiro interior orientado a norte, na cobertura; bem como obras de conservação no interior do segundo piso.

Atualmente, o Teatro Municipal acolhe inúmeras atividades culturais, sendo casa mãe de uma companhia de teatro residente. Dança, ópera, música clássica e contemporânea, teatro, workshops e conferências são algumas das ações que têm permitido ao Teatro Municipal assumir-se como um dos principais espaços culturais da cidade e da região.

Notícias

Algarve

Loulé

Loulé e Lagos lançam 16.ª edição do concurso literário Sophia de Mello Breyner Andresen

Naquela que já é uma tradição na vida escolar algarvia, as autarquias de Loulé e Lagos, através das suas Bibliotecas (Sophia de Mello Breyner Andresen e Júlio Dantas), voltam a juntar-se para lançar mais uma edição.

Minho-Lima

Arcos de Valdevez

Viana do Castelo candidata-se com "um mar de cultura" a Capital Europeia da Cultura em 2027

Viana do Castelo apresentou ontem publicamente as linhas gerais da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, que irá formalizar no próximo dia 23 de novembro.

Grande Porto

Maia

Maia Blues Fest 2021 – Festival Internacional de Blues da Maia

O Maia Blues Fest 2021 – Festival Internacional de Blues da Maia, regressa entre 17 e 19 de setembro.

Algarve

Loulé

Rota do petisco passa por Loulé pelo segundo ano

Depois de uma estreia promissora em 2020, a Rota do Petisco regressa este ano ao concelho de Loulé, pela segunda vez na história deste evento.

Grande Porto

Maia

Workshop para Famílias "Este Foral não é Meu", até 18 de dezembro

Os Serviços Educativos do Museu de História e Etnologia da Terra da Maia retomaram a 17 de abril, com duas sessões em horários diferentes, a oficina para Famílias "Este Foral não é Meu".

Península de Setúbal

Setúbal

Entregues os prémios do passatempo de fotografia “Mourisca Encanta”

Foto: Cm Setúbal

Os prémios do passatempo de fotografia “Mourisca Encanta” foram entregues na sexta-feira à tarde, numa cerimónia realizada no Moinho de Maré da Mourisca.

Grande Lisboa

Vila Franca de Xira

Exposição “Jorge Vieira: Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido”

No próximo sábado, 11 de setembro, abre ao público no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira a Exposição “Jorge Vieira: Monumento ao Prisoneiro Político Desconhecido”.

Alentejo Litoral

Odemira

Vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, a 7 e 8 de setembro

Entre os dias 7 e 8 de setembro, a vila de Odemira recebe o espetáculo de vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, que convida a uma viagem multimédia pela história do concelho.

Grande Lisboa

Lisboa

Nasceram três pinguins-de-magalhães no Oceanário de Lisboa

Quem visitar o Oceanário de Lisboa este mês poderá conhecer os mais jovens pinguins do habitat Antártico.

Península de Setúbal

Setúbal

Inauguração da Estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia

Uma estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia, padroeira da comunidade piscatória de Setúbal, foi inaugurada ontem à tarde no molhe poente da doca dos pescadores.

Algarve

Loulé

Loulé apresenta compilação fac-similada do Prisma de Cristal

A reedição fac-similada é uma homenagem a Casimiro de Brito, criador e dinamizador da página literária verdadeira semente da Poesia contemporânea que germinou em Loulé.

Grande Lisboa

Amadora

Espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet

O dia do município da Amadora, 11 setembro, é festejado com o espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet, que se apresenta no Cineteatro D. João V, a partir das 21h30.

PUB