Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

PORTUGALIS ®

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

PUB

Vila do Bispo

Vila do Bispo

Foto: CMVB

Notícias

Grande Lisboa | Vila Franca de Xira

Exposição “Jorge Vieira: Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido”

No próximo sábado, 11 de setembro, abre ao público no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira a Exposição “Jorge Vieira: Monumento ao Prisoneiro Político Desconhecido”. Com comissariado de Leonor de Oliveira e cocomissariado de Paula Loura Batista, a mostra cumpre a prerrogativa daquele Museu, único no panorama nacional, de contribuir para a salvaguarda e divulgação do movimento neorrealista, sendo o culminar de um trabalho de investigação de quase três anos.

Dedicada ao escultor Jorge Vieira (1922 – 1998), artista determinante para a fundação da escultura contemporânea portuguesa, reconhecido também pelo seu empenho na luta anti fascista durante o Estado Novo, a exposição tem como ponto de partida a sua emblemática obra “Monumento ao Preso Político Desconhecido”. Esta é uma peça escultórica concebida pelo autor aquando da sua participação no Concurso Internacional de Escultura: O Prisioneiro Político Desconhecido, organizado pelo Instituto de Arte Contemporânea de Londres, entre 1952 e 1953, evento que reuniu figuras destacadas do panorama museológico e artístico internacional, e que foi a primeira grande competição artística no pós Segunda Guerra Mundial.

A exposição, patente até 27 de fevereiro do próximo ano, reúne obras de arte, imagens e documentação, algumas delas que integram o espólio do Museu do Neo-Realismo e que são apresentadas ao público pela primeira vez. Outras obras são cedidas a título de empréstimo por instituições e particulares, sendo por isso uma boa oportunidade para as encontrar reunidas num só projeto expositivo.

A entrada no Museu do Neo-Realismo é gratuita, obedecendo às normas em vigor por parte de Direção-Geral da Saúde.

Notícias

Minho-Lima

Viana do Castelo

Teatro Municipal Sá de Miranda integra Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

O Teatro Municipal Sá de Miranda acaba de ser integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) por despacho da Ministra da Cultura.

Algarve

Loulé

Loulé e Lagos lançam 16.ª edição do concurso literário Sophia de Mello Breyner Andresen

Naquela que já é uma tradição na vida escolar algarvia, as autarquias de Loulé e Lagos, através das suas Bibliotecas (Sophia de Mello Breyner Andresen e Júlio Dantas), voltam a juntar-se para lançar mais uma edição.

Minho-Lima

Arcos de Valdevez

Viana do Castelo candidata-se com "um mar de cultura" a Capital Europeia da Cultura em 2027

Viana do Castelo apresentou ontem publicamente as linhas gerais da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, que irá formalizar no próximo dia 23 de novembro.

Grande Porto

Maia

Maia Blues Fest 2021 – Festival Internacional de Blues da Maia

O Maia Blues Fest 2021 – Festival Internacional de Blues da Maia, regressa entre 17 e 19 de setembro.

Algarve

Loulé

Rota do petisco passa por Loulé pelo segundo ano

Depois de uma estreia promissora em 2020, a Rota do Petisco regressa este ano ao concelho de Loulé, pela segunda vez na história deste evento.

Grande Porto

Maia

Workshop para Famílias "Este Foral não é Meu", até 18 de dezembro

Os Serviços Educativos do Museu de História e Etnologia da Terra da Maia retomaram a 17 de abril, com duas sessões em horários diferentes, a oficina para Famílias "Este Foral não é Meu".

Alentejo Litoral

Odemira

Vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, a 7 e 8 de setembro

Entre os dias 7 e 8 de setembro, a vila de Odemira recebe o espetáculo de vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, que convida a uma viagem multimédia pela história do concelho.

Grande Lisboa

Lisboa

Nasceram três pinguins-de-magalhães no Oceanário de Lisboa

Quem visitar o Oceanário de Lisboa este mês poderá conhecer os mais jovens pinguins do habitat Antártico.

Península de Setúbal

Setúbal

Inauguração da Estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia

Uma estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia, padroeira da comunidade piscatória de Setúbal, foi inaugurada ontem à tarde no molhe poente da doca dos pescadores.

Algarve

Loulé

Loulé apresenta compilação fac-similada do Prisma de Cristal

A reedição fac-similada é uma homenagem a Casimiro de Brito, criador e dinamizador da página literária verdadeira semente da Poesia contemporânea que germinou em Loulé.

Grande Lisboa

Amadora

Espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet

O dia do município da Amadora, 11 setembro, é festejado com o espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet, que se apresenta no Cineteatro D. João V, a partir das 21h30.

Península de Setúbal

Setúbal

Nova biblioteca da Escola Básica do Montalvão-Laranjeiras

Foto: CM Setúbal

O novo equipamento substitui a antiga biblioteca, localizada num espaço exíguo e sem as necessárias condições para o funcionamento em pleno.

PUB