Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

PORTUGALIS ®

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

PUB

Vila do Bispo

Vila do Bispo

Foto: CMVB

Notícias

Península de Setúbal | Setúbal

Educação ambiental: “The Plastic Hike”

Foto: CM Setúbal

Jogos de tabuleiro sobre a temática ambiental, a exibição de um documentário e uma ação de recolha de beatas marcaram a iniciativa “The Plastic Hike”, sábado e domingo, centrada na Casa da Baía, em Setúbal.

A chamada de atenção para o consumo excessivo de plástico foi o objetivo do evento, promovido pelo projeto The Plastic Hike, do biólogo alemão Andreas Noe, que no ano passado recolheu 1,6 toneladas de plástico numa caminhada de quase dois meses ao longo dos 832 quilómetros da costa portuguesa.

Esta caminhada, que passou por Setúbal numa iniciativa com o apoio da Câmara Municipal, foi captada em vídeo e deu origem a um documentário com uma hora e meia de duração, que foi exibido no sábado à noite, na Casa da Baía.

Antes da projeção, de tarde, realizaram-se jogos de tabuleiro sobre temáticas ambientais, dirigidos ao público infantil, que contribuíram, de forma lúdica, para lançar um debate sobre a problemática dos plásticos.

A inauguração de duas peças de arte, um cavalo-marinho e uma prancha de surf, concebidos com o plástico recolhido na caminhada realizada no ano passado, compôs o programa no sábado.

No domingo de manhã, um grupo de voluntários participou numa caminhada de limpeza urbana para recolha de beatas do espaço público, que culminou com a criação de uma peça de arte com o material recolhido, defronte da Casa da Baía.

Notícias

Grande Lisboa

Amadora

Sopas de Pão – Novo Circo Tradicional Alentejano, no Cineteatro D. João V

O Cineteatro D. João V recebe, no dia 17 de setembro, sexta-feira, a partir das 21h00, o espetáculo “Sopas de Pão – Novo Circo Tradicional Alentejano”.

Grande Lisboa

Amadora

O Cineteatro D. João V recebe espetáculo de Mentalismo, Hipnose e Magia de Philipe Magic

O Cineteatro D. João V recebe, no próximo sábado, dia 18 de setembro, a partir das 21h00, o espetáculo de Mentalismo, Hipnose e Magia de Philipe Magic.

Grande Lisboa

Lisboa

Dia do Panda-vermelho no Jardim Zoológico de Lisboa

No Dia Internacional do Panda-vermelho, o Jardim Zoológico entra em campo com o SL Benfica e a Babu.

Alentejo Litoral

Odemira

Odemira recebe Festival Terras Sem Sombra

Nos dias 18 e 19 de setembro, o concelho de Odemira recebe a última paragem da 17.ª edição do Festival Terras Sem Sombra, com um espetáculo de música clássica.

Minho-Lima

Arcos de Valdevez

Semana Europeia da Mobilidade na Amadora

A Semana Europeia da Mobilidade 2021 realiza-se entre os dias 16 e 22 de setembro.

Grande Porto

Maia

A 26.ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

A 26.ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCM) vai realizar-se este ano de 1 a 10 de Outubro, com a presença de 25 companhias, 17 provenientes de vários países e 8 portuguesas.

Península de Setúbal

Setúbal

Noites da Baía: The Fly – tributo a U2

Foto: CM Setúbal

Um concerto de tributo à banda irlandesa U2 encerrou na sexta-feira à noite o programa Noites da Baía, na Casa da Baía, em Setúbal, ciclo de seis espetáculos musicais, iniciado a 13 de agosto.

Península de Setúbal

Setúbal

Entregues os prémios do passatempo de fotografia “Mourisca Encanta”

Foto: Cm Setúbal

Os prémios do passatempo de fotografia “Mourisca Encanta” foram entregues na sexta-feira à tarde, numa cerimónia realizada no Moinho de Maré da Mourisca.

Grande Porto

Maia

Workshop para Famílias "Este Foral não é Meu", até 18 de dezembro

Os Serviços Educativos do Museu de História e Etnologia da Terra da Maia retomaram a 17 de abril, com duas sessões em horários diferentes, a oficina para Famílias "Este Foral não é Meu".

Algarve

Loulé

Rota do petisco passa por Loulé pelo segundo ano

Depois de uma estreia promissora em 2020, a Rota do Petisco regressa este ano ao concelho de Loulé, pela segunda vez na história deste evento.

Grande Porto

Maia

Maia Blues Fest 2021 – Festival Internacional de Blues da Maia

O Maia Blues Fest 2021 – Festival Internacional de Blues da Maia, regressa entre 17 e 19 de setembro.

Minho-Lima

Arcos de Valdevez

Viana do Castelo candidata-se com "um mar de cultura" a Capital Europeia da Cultura em 2027

Viana do Castelo apresentou ontem publicamente as linhas gerais da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, que irá formalizar no próximo dia 23 de novembro.

PUB