Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

PORTUGALIS ®

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

PUB

Lagoa

Lagoa

Foto: CML

Notícias

Península de Setúbal | Setúbal

Arte no Desporto na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal

O desporto e os Jogos Olímpicos de Tóquio são o tema de uma exposição coletiva de artes plásticas patente na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até ao dia 30 de setembro.

A mostra itinerante “Arte no Desporto”, aberta hoje ao público, resulta de um desafio lançado aos artistas, a nível nacional, pela Academia Olímpica de Portugal, para conceberem peças inspiradas no universo dos Jogos Olímpicos.

A exposição, com núcleo central na Biblioteca Municipal e uma extensão no Espaço das Artes da Casa da Cultura, é composta por seis dezenas de trabalhos de pintura, com recurso a diversas técnicas, fotografias e esculturas, produzidos por associados da Artsiset – Associação de Artes Plásticas de Setúbal.

A exposição, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, Artiset e Academia Olímpica de Portugal, pode ser visitada na biblioteca até ao dia 15, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e, a partir de 16 de setembro, com a entrada do horário de inverno, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e ao sábado das 14h00 às 19h00.

No Espaço das Artes da Casa da Cultura, o horário de visitas é de terça-feira a domingo, das 16h00 às 19h00.

Notícias

Península de Setúbal

Setúbal

Nova biblioteca da Escola Básica do Montalvão-Laranjeiras

Foto: CM Setúbal

O novo equipamento substitui a antiga biblioteca, localizada num espaço exíguo e sem as necessárias condições para o funcionamento em pleno.

Grande Lisboa

Amadora

Espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet

O dia do município da Amadora, 11 setembro, é festejado com o espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet, que se apresenta no Cineteatro D. João V, a partir das 21h30.

Algarve

Loulé

Loulé apresenta compilação fac-similada do Prisma de Cristal

A reedição fac-similada é uma homenagem a Casimiro de Brito, criador e dinamizador da página literária verdadeira semente da Poesia contemporânea que germinou em Loulé.

Península de Setúbal

Setúbal

Inauguração da Estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia

Uma estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia, padroeira da comunidade piscatória de Setúbal, foi inaugurada ontem à tarde no molhe poente da doca dos pescadores.

Grande Lisboa

Lisboa

Nasceram três pinguins-de-magalhães no Oceanário de Lisboa

Quem visitar o Oceanário de Lisboa este mês poderá conhecer os mais jovens pinguins do habitat Antártico.

Alentejo Litoral

Odemira

Vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, a 7 e 8 de setembro

Entre os dias 7 e 8 de setembro, a vila de Odemira recebe o espetáculo de vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, que convida a uma viagem multimédia pela história do concelho.

Alentejo Central

Reguengos de Monsaraz

“Noivas do Caminho” de 11 de setembro a 14 de novembro, na Igreja de Santiago

A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz, vai receber de 11 de setembro a 14 de novembro a exposição “Noivas do Caminho”, de Lu Mourelle.

Algarve

Loulé

Cirurgia medieval é tema de conferência no arquivo municipal de Loulé

Arranca a 18 de setembro o ciclo de conferências “LOULÉ na linha do tempo”, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães.

Grande Lisboa

Lisboa

Faltam 6 dias para o arranque do Rock in Rio Humanorama

É já entre 14 e 17 de setembro que se realiza o Rock in Rio Humanorama: 100% online e gratuito, este projeto promove conversas que inspiram novas perspetivas e ideias para a criação de um mundo mais humano.

Algarve

Loulé

Livro sobre Trabalho em Portugal apresentado em Loulé

É apresentado esta amanhã, 9 de setembro, pelas 19h00, no Auditório do Convento do Espírito Santo, em Loulé, o livro “Trabalhar e viver no século XXI – Estudos do trabalho em Portugal”.

Alentejo Litoral

Odemira

Festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso a Odemira de 9 a 12 de setembro

O Festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso a Odemira com a música e arte do Mediterrâneo e do Mundo Lusófono, numa programação diversificada a decorrer entre os dias 9 e 12 de setembro.

Algarve

Lagos

Dia Mundial do Professor no Zoo de Lagos

No dia 5 de outubro, em jeito de celebração do Dia Mundial do Professor, o Zoo de Lagos convida todos os professores e educadores a virem experimentar o programa educativo 2021/2022.

PUB