Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

PORTUGALIS ®

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

PUB

Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António

Foto: CMVRSA

Notícias

Alentejo Central | Reguengos de Monsaraz

“Noivas do Caminho” de 11 de setembro a 14 de novembro, na Igreja de Santiago

A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz, vai receber de 11 de setembro a 14 de novembro a exposição “Noivas do Caminho”, de Lu Mourelle. Esta mostra pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30 e integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz.

As “Noivas do Caminho” são mulheres coloridas, com personalidade forte e cheias de vida. Todas elas habitam o imaginário da artista plástica Lu Mourelle, que promove o casamento entre a arte e o público com obras que chamam a atenção pela originalidade.

A exposição mostra trabalhos inéditos e particularmente criados para a apresentação na Igreja de Santiago. A artista aproveita a ambiência do espaço para exibir personagens enigmáticas, como é habitual na sua trajetória artística. Com o tema relacionado com o matrimónio, Lu Mourelle explora a subtileza feminina estampada nos olhares e trejeitos de figuras carregadas de emoção.

“Acredita-se que toda a noiva é feliz e que está a realizar um sonho. As noivas que encontramos pelo caminho demonstram algo além da pura felicidade: são sábias e independentes, mas também podem ser afetuosas, companheiras e muito mais. Tudo vai depender da outra metade, com quem se partilha esse caminho”, considera Lu Mourelle, que se tem dedicado a pesquisar diferentes maneiras de pintar as mulheres.

Para materializar as suas personagens sobre a tela, todas elas imaginárias, a artista recorre ainda às memórias e ao contato com as pessoas que conhece ao longo da vida. Cada pormenor é aproveitado para que as suas mulheres transmitam sentimentos e emoções, mesmo que não sejam pinturas realistas.

Essa identidade temática amadurece ao longo da sua carreira e levou Lu Mourelle a ser especialmente convidada para a 12.ª Bienal de Florença, ocupando um lugar de destaque durante o evento em 2019. Para esta nova exposição, a artista apresenta as suas típicas pinturas em acrílico com mensagens subliminares e recorre à instalação para exibir noivas contemporâneas na Igreja de Santiago.

Notícias

Península de Setúbal

Setúbal

Arte no Desporto na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal

O desporto e os Jogos Olímpicos de Tóquio são o tema de uma exposição coletiva de artes plásticas patente na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até ao dia 30 de setembro.

Península de Setúbal

Setúbal

Nova biblioteca da Escola Básica do Montalvão-Laranjeiras

Foto: CM Setúbal

O novo equipamento substitui a antiga biblioteca, localizada num espaço exíguo e sem as necessárias condições para o funcionamento em pleno.

Grande Lisboa

Amadora

Espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet

O dia do município da Amadora, 11 setembro, é festejado com o espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet, que se apresenta no Cineteatro D. João V, a partir das 21h30.

Algarve

Loulé

Loulé apresenta compilação fac-similada do Prisma de Cristal

A reedição fac-similada é uma homenagem a Casimiro de Brito, criador e dinamizador da página literária verdadeira semente da Poesia contemporânea que germinou em Loulé.

Península de Setúbal

Setúbal

Inauguração da Estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia

Uma estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia, padroeira da comunidade piscatória de Setúbal, foi inaugurada ontem à tarde no molhe poente da doca dos pescadores.

Grande Lisboa

Lisboa

Nasceram três pinguins-de-magalhães no Oceanário de Lisboa

Quem visitar o Oceanário de Lisboa este mês poderá conhecer os mais jovens pinguins do habitat Antártico.

Algarve

Loulé

Cirurgia medieval é tema de conferência no arquivo municipal de Loulé

Arranca a 18 de setembro o ciclo de conferências “LOULÉ na linha do tempo”, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães.

Grande Lisboa

Lisboa

Faltam 6 dias para o arranque do Rock in Rio Humanorama

É já entre 14 e 17 de setembro que se realiza o Rock in Rio Humanorama: 100% online e gratuito, este projeto promove conversas que inspiram novas perspetivas e ideias para a criação de um mundo mais humano.

Algarve

Loulé

Livro sobre Trabalho em Portugal apresentado em Loulé

É apresentado esta amanhã, 9 de setembro, pelas 19h00, no Auditório do Convento do Espírito Santo, em Loulé, o livro “Trabalhar e viver no século XXI – Estudos do trabalho em Portugal”.

Alentejo Litoral

Odemira

Festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso a Odemira de 9 a 12 de setembro

O Festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso a Odemira com a música e arte do Mediterrâneo e do Mundo Lusófono, numa programação diversificada a decorrer entre os dias 9 e 12 de setembro.

Algarve

Lagos

Dia Mundial do Professor no Zoo de Lagos

No dia 5 de outubro, em jeito de celebração do Dia Mundial do Professor, o Zoo de Lagos convida todos os professores e educadores a virem experimentar o programa educativo 2021/2022.

Alentejo Central

Reguengos de Monsaraz

Monsaraz recebe a 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo

A 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo vai decorrer de 8 a 10 de setembro em Monsaraz.

PUB