O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, esteve presente nas celebrações do 50.º aniversário do Agrupamento de Escuteiros 813-Marinhas. Durante o evento, foram inauguradas as obras de reabilitação da sede desta instituição, que contaram com o apoio financeiro do Município. Benjamim Pereira destacou a importância da dinâmica associativa de Marinhas e afirmou que "ser escuteiro é uma missão que contribui para a construção de uma sociedade melhor".
“O movimento escutista tem sido crucial na formação dos jovens, promovendo valores como respeito, responsabilidade, solidariedade e amor pela natureza. Estes princípios, vividos pelo Agrupamento 813, são essenciais para o desenvolvimento pessoal e cívico dos seus membros, contribuindo para uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou o autarca. Sublinhou ainda que “os escuteiros são exemplos de cidadania ativa, demonstrando compromisso com a comunidade através de ações e projetos sociais, ambientais e culturais”.
Benjamim Pereira recordou o processo de reabilitação da sede do agrupamento, iniciado em 2020 com um pedido de apoio financeiro para cobrir os custos da obra, cujo valor total foi de 53.200,43€ + IVA. O Município atribuiu um subsídio de 25 mil euros para este fim.
O edifício do Agrupamento 813 de Marinhas, construído em 1995, é utilizado gratuitamente por grupos organizados que necessitam de um espaço para reuniões ou ensaios. Além do apoio financeiro, a Câmara Municipal colabora regularmente com o agrupamento, fornecendo transportes para atividades fora do concelho. Para as comemorações do 50.º aniversário, a autarquia concedeu 10 mil euros, permitindo a realização de um programa abrangente de iniciativas associativas, culturais e recreativas que envolveram toda a comunidade.
Nas cerimónias, com grande adesão popular, foi inaugurado um monumento comemorativo dos 50 anos, no campo de S. Miguel. A obra, da autoria do escultor Américo Abreu em colaboração com o arquiteto José Pimenta, utiliza madeira e pedra para simbolizar "resistência e adaptabilidade, transmitindo união, caminho e serviço", segundo o chefe de agrupamento Hugo Ferreira.
Durante o evento, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal foram distinguidas com medalhas de agradecimento grau bronze e prata, respetivamente, aprovadas pelo Corpo Nacional de Escuteiros. Ex-dirigentes e parceiros locais, como os padres Casado Neiva e Avelino, também foram homenageados pelo seu contributo ao longo destes 50 anos, assim como a Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.
Os chefes de Núcleo e Regional elogiaram o trabalho de proximidade realizado pela Câmara Municipal junto dos jovens do concelho. Aurélio Neiva, presidente da Junta de Freguesia, relembrou o seu tempo como escuteiro, que o motivou a enveredar pela atividade pública, destacando que Marinhas possui "diversas associações com 50 anos de existência, que muito contribuem para o desenvolvimento local".
O Agrupamento 813 de Marinhas conta atualmente com 90 escuteiros, com idades entre os 6 e os 22 anos, e adultos que integram as equipas de animação.