Em Esposende, o mês de dezembro é assinalado por um diversificado programa de concertos que celebram o espírito natalício, proporcionando momentos de comunhão com a música e a magia da quadra festiva.
A abertura deste ciclo ocorreu no passado domingo, 1.º de dezembro, na Igreja da Misericórdia de Esposende, com o concerto “Iluminando o Barroco”, interpretado pelo Coro Sonus Aura, da Escola Coral de Esposende, sob a direção de Magna Ferreira.
Amanhã, 6 de dezembro, o Museu Municipal de Esposende acolhe, às 21h30, o concerto “Falando de Música”, com a Sinfonietta de Braga e o tenor Almeno Gonçalves. Este espetáculo apresenta peças de Peter Warlock (1894–1930) e Vaughan Williams (1872–1958), numa combinação que promete encantar o público.
No dia 8 de dezembro, domingo, a partir das 17h00, a Igreja Paroquial de Belinho será palco de um Concerto de Natal protagonizado pelo Coro Sénior de Esposende, acompanhado pela Orquestra da Costa Atlântica. Sob a batuta do maestro Luis Miguel Clemente, o concerto levará os presentes numa viagem por cânticos natalícios repletos de mensagens de paz, amor e esperança.
A 15 de dezembro, domingo, o Auditório Municipal recebe uma dupla apresentação da cantata de Natal “Berços”, com sessões às 10h30 e 12h00. Interpretada pelo Coro da Iniciação Musical da Escola de Música de Esposende, a obra, com libreto de Hugo Direito Dias e música de Telmo Marques, narra a viagem de um menino por diferentes tradições e melodias natalícias do mundo, promovendo valores universais.
No dia 20 de dezembro, às 21h30, a Igreja Paroquial de Mar será o cenário do concerto “O Nata Lux”, protagonizado pelo Coro Ars Vocalis sob a direção de Helena Venda Lima. Este espetáculo, que integra obras de compositores como Fernando Lopes-Graça, Eurico Carrapatoso e Telmo Marques, inclui a estreia do motete “Laudate Dominum”, da autoria do compositor local António Capitão Ribeiro.
No dia 23 de dezembro, às 21h30, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) apresenta-se na Igreja Matriz de Apúlia com o concerto “Songs of Hope”. Sob a direção de Helena Venda Lima, a apresentação, que reflete as doces sonoridades do espírito natalício, inclui a estreia de “Salve Regina”, do compositor Albert Alcaraz, prometendo uma noite de harmonia e inspiração.
O ciclo encerra no dia 5 de janeiro, às 16h00, com o Encontro “Cantares ao Menino”, na Igreja Matriz de Esposende. Este evento, uma parceria entre o Município e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, reúne grupos etnográficos de várias regiões do país, trazendo à memória os cânticos natalícios tradicionais portugueses, num ambiente que une a etnografia e a religiosidade.