Na passada sexta-feira, o município de Loulé foi distinguido com a bandeira e selo "Município Amigo da Juventude". A cerimónia de entrega ocorreu durante o III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, em Pinhel, com a presidência do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia.
Esta honraria procura reconhecer e valorizar o trabalho desempenhado pelos municípios na esfera juvenil, refletindo o cumprimento de critérios específicos. Estes incluem a existência de órgãos, planos e estratégias direcionadas para a juventude, incentivando o desenvolvimento de políticas que beneficiem os jovens.
A Câmara Municipal de Loulé recebeu este prémio como reconhecimento do trabalho realizado, assim como do papel que o Conselho Municipal da Juventude tem desempenhado em encontrar soluções e apoiar a juventude local. Este órgão consultivo tem sido crucial no desenvolvimento de uma política de juventude que estimule a participação dos jovens na vida social, cultural, económica e cívica do concelho.
Importa ainda referir o suporte significativo ao associativismo juvenil e a colaboração efetiva com as escolas locais, sobretudo no que diz respeito ao incentivo a projetos que promovam a cidadania ativa dos jovens. Exemplo disso é a recente participação da Escola Secundária de Loulé, Escola Secundária Drª Laura Ayres e Escola Profissional Cândido Guerreiro no Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República.
Os responsáveis municipais destacam que "os jovens representam um potente capital de esperança e, como tal, o Município de Loulé deve desenvolver a sua ação de modo a aproveitar as suas competências criativas e inovadoras, catalisadoras de mudança e modernização da sociedade".
A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude foi fundada em 2020 pela FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis e conta com mais de 150 municípios inscritos, incluindo Loulé. Esta plataforma pretende promover a implementação de políticas de juventude estruturadas, sustentáveis e alinhadas com a visão dos jovens. Esta rede, pioneira na sua conceção, baseia-se em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.