O Hipódromo Municipal de Celorico de Basto, situado em Carvalho, acolheu, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a corrida de cavalos a passo travado de Santo António. Esta iniciativa, integrada nas festas da freguesia em honra de Santo António, visa abrir as portas do hipódromo municipal para uma prova que atrai sempre muitos entusiastas da modalidade.
Com o recinto lotado, 57 cavaleiros competiram em 29 mangas, com os cavalos a correr a passo travado, um desafio exigente que muitos cavaleiros conseguem superar ao impor o ritmo correto aos seus cavalos. A corrida de cavalo a passo travado é uma modalidade específica em que os animais não podem correr livremente, devendo manter um ritmo controlado. Esta prática exige técnicas específicas tanto dos cavalos quanto dos seus cavaleiros ou condutores.
Para Jorge Marinho, Presidente da Junta de Freguesia de Carvalho e Basto (Santa Tecla), “fazia todo o sentido abrir as portas do Hipódromo Municipal durante as festas da freguesia. Este é um recinto localizado nesta freguesia, onde há inúmeros aficionados da modalidade, e por isso acreditamos que fazia todo o sentido promover esta iniciativa. A escolha da corrida a passo travado deve-se ao facto de a pista estar preparada para o efeito e não ser necessário trabalhos complementares, como acontece com o trote atrelado e o galope. A boa recetividade é o que nos move a trabalhar mais e melhor.”
Grande parte dos cavaleiros participantes são provenientes de fora do concelho, maioritariamente da vizinha Espanha. “Estas modalidades trazem a Celorico de Basto muitos visitantes, não apenas os participantes, que são inúmeros, mas sobretudo os aficionados que se deslocam pelo país para assistirem a estas provas. Num espaço criado propositadamente para o efeito e que vamos melhorando constantemente”, afirmou José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.