Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

PORTUGALIS ®

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

PUB

Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez

Foto: CMAV

Notícias

Oeste | Torres Vedras

Sexta edição Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Sexta edição Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Nos próximos meses de novembro, dezembro e janeiro, a Igreja da Misericórdia de Torres Vedras acolhe a sexta edição do ciclo de órgão desta cidade.

Tendo como “anfitrião” o órgão histórico daquela igreja, construído em 1773 por Bento Fontanes, e restaurado há alguns anos atrás, o Ciclo de Órgão de Torres Vedras mantém o seu formato habitual, o qual consiste em três grandes concertos realizados nos referidos meses, em domingos, ao final da tarde, e em quatro miniconcertos “à la carte” que terão lugar durante o mês de novembro, às quintas-feiras, à hora de almoço.

Relativamente aos concertos, refira-se que estes têm lugar pelas 16h00, são devidamente comentados e contextualizados, têm entrada gratuita e são alvo de transmissão online (por meio da página de Facebook e do canal de Youtube da Câmara Municipal de Torres Vedras). Os mesmos abordarão obras de destacados compositores (de desde o século XVIII até à atualidade) e contarão com as participações: do prestigiado oboísta Luís Marques (músico na Orquestra Sinfónica Portuguesa), que, com o seu oboé barroco, acompanhará o organista e diretor artístico do evento, Daniel Oliveira, num concerto de homenagem à padroeira dos músicos - Santa Cecília; de alunos e professores do Conservatório de Música Luís António Maldonado Rodrigues (da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras), que apresentarão o concerto de Natal deste sexto Ciclo de Órgão de Torres Vedras; e do organista internacional Angél Hortas (titular da Catedral de Jerez de la Frontera), que se associará à Capella Vocale Magnificat num concerto de Ano Novo dedicado à figura de Nossa Senhora.

Já no que concerne aos miniconcertos “à la carte”, os quais acontecem pelas 13h15, têm uma duração de quinze minutos e também entrada gratuita, recorde-se que os mesmos proporcionam ao público escolher o que quer ouvir, a partir de um “cardápio” musical bem variado, num ambiente familiar e informal.

Segundo Daniel Oliveira, o Ciclo de Órgão de Torres Vedras é um evento que “já faz parte da vida cultural torriense”, sendo que o mesmo “dialoga com a sociedade, com a história e as origens, com repertórios de várias tradições e épocas, bem como faz pontes entre o ligeiro e o clássico, o antigo e o contemporâneo, sempre em nome de uma cultura de todos e para todos”. Trata-se de uma iniciativa que regressa “com dinamismo, boa energia, valorizando e honrando o património histórico da Cidade (…), sensibilizando e dando a conhecer junto do grande público o património, músicos, compositores, estilos e estéticas”. Que “a música seja sempre um alimento salutar da nossa sociedade, que transforme e humanize cada vez mais o nosso mundo”, afirma, em conclusão, Daniel Oliveira.

O Ciclo de Órgão de Torres Vedras é, relembre-se, uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras que conta com a parceria das paróquias de Torres Vedras, do Patriarcado de Lisboa, do Conservatório de Música Luís António Maldonado Rodrigues (da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras) e da Cultur'Canto - Associação Cultural.

Programa da 6.ª edição do ciclo de órgão:

– 4 de novembro | Concerto “à la carte”

– 11 de novembro | Concerto “à la carte”

– 18 de novembro | Concerto “à la carte”

– 21 de novembro | Concerto Paisagens do barroco e do clássico na música para órgão e oboé

Durante o período barroco e o período clássico, foram vários os compositores que escreveram obras para os dois instrumentos que serão utilizados neste concerto: o órgão e o oboé.

Utilizado na sonata de camera, na sonata da chiesa ou em concertos para orquestra, o oboé era naqueles períodos um dos instrumentos solistas de excelência. Neste concerto, em que várias destas sonatas ou andamentos isolados das mesmas serão apresentados, poder-se-á entender o compromisso perfeito entre aqueles dois instrumentos de sopro.

Indo da exuberância retórica do barroco à clareza e rigor do classicismo, o concerto Paisagens do barroco e do clássico na música para órgão e oboé, que será levado a cabo por Luís Marques (oboé) e Daniel Oliveira (órgão e baixo contínuo), dará a conhecer obras de compositores como Mozart, Majer, Albinoni ou Krebs.

– 25 de novembro | Concerto “à la carte”

– 19 de dezembro | Concerto Um natal pelo mundo

Viajando por vários países, culturas e tradições, este concerto constituir-se-á como uma autêntica homenagem à simplicidade da quadra natalícia e ao seu verdadeiro significado. Interpretando desde melodias tradicionais a peças para órgão dedicadas ao Advento e ao Natal, alunos e professores do Conservatório de Música Luís António Maldonado Rodrigues (da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras) apresentarão na ocasião uma parte do trabalho que será desenvolvido no respetivo período letivo.

– 30 de janeiro | Concerto Maria Mater Gratiae

Neste concerto intensamente espiritual, dedicado a Nossa Senhora, serão escutadas composições musicais de consagrados autores como Charles Gounod, Tomás Luís de Victória ou João Andrade Nunes. Lembrar-se-ão assim compositores do passado, mas também a escrita contemporânea.

Em Maria Mater Gratiae a música vocal estará em diálogo com a música para órgão de várias escolas e épocas, podendo na ocasião o público experienciar a intensidade composicional de louvor a Maria, mãe de Cristo.

Contando com a presença do prestigiado organista espanhol, Angél Hortas Pascual (organista titular da Catedral de Jerez de la Frontera) e da Capella Vocale Magnificat, este concerto constituir-se-á como uma homenagem a todas mães e mulheres, bem como à "música no feminino".

Notícias

Entre Douro e Vouga

São João da Madeira

Filme inspirado no desaparecimento de Rui Pedro vai ser exibido a 4 de novembro.

Filme inspirado no desaparecimento de Rui Pedro vai ser exibido, a 4 de novembro

Histórias verídicas de desaparecimentos de crianças estão na base do filme “Sombra”, que passa nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, no dia 4 de novembro, às 21h15, com entrada livre.

Grande Lisboa

Cascais

Musical “White Christmas” a partir de 25 de novembro

Musical “White Christmas” a partir de 25 de novembro

O Auditório do Casino Estoril vai receber, a partir do próximo dia 25 de novembro, às 21h00, o musical “White Christmas”, uma produção da Artfeist que promete conquistar diferentes gerações de espectadores.

Alto Trás-os-Montes

Bragança

Semana Gastronómica da Caça, Pesca & Castanha, de 29 de outubro a 7 de novembro

Semana Gastronómica da Caça, Pesca & Castanha, de 29 de outubro a 7 de novembro

“Sabores de Outono” dão o mote à Semana Gastronómica da Caça, Pesca & Castanha, que se realiza em Bragança, entre 29 de outubro e 7 de novembro.

Oeste

Torres Vedras

Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho, dias 30 de outubro e 1 de novembro

Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho, dias 30 de outubro e 1 de novembro

O Reserva | Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho, um evento dedicado ao vinho e à gastronomia, decorre de 30 de outubro a 1 de novembro, no Pavilhão Expo do Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras.

Alentejo Litoral

Santiago do Cacém

“A Grande Errância”, dia 30 de outubro, pelas 16h00

“A Grande Errância”, dia 30 de outubro, pelas 16h00
Foto: CMSC

“A Grande Errância” da “Lavrar o Mar” chega ao Parque Verde da Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém, no dia 30 de outubro, pelas 16h00, depois de ter partido de Monchique e passado por Aljezur, no Algarve, e Odemira, no Alentejo.

Alentejo Litoral

Santiago do Cacém

"Mala Voadora" inicia programa cultural

"Mala Voadora" inicia programa cultural
Foto: José Caldeira

A companhia de teatro “Mala Voadora” deu início às atividades de um programa cultural vasto e diverso criado para o concelho de Santiago do Cacém com apoio da Câmara Municipal e de vários parceiros locais, nacionais e estrangeiros.

Beira Interior Sul

Penamacor

Evento natalício Penamacor Vila Madeiro, com inscrições abertas

Evento natalício Penamacor Vila Madeiro, com inscrições abertas

Encontram-se abertas as inscrições para as Casas e Tasquinhas do Penamacor Vila Madeiro. Este ano, o evento natalício decorre de 7 a 25 de dezembro e as inscrições deverão ser realizadas até ao dia 14 de novembro.

Algarve

Loulé

Ary dos Santos pela voz de Afonso Dias na biblioteca de Loulé

Ary dos Santos pela voz de Afonso Dias na biblioteca de Loulé

A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, é palco do recital “Ary dos Santos – Cavalo à Solta”, por Afonso Dias, no dia 5 de novembro, pelas 21h00.

Alentejo Litoral

Santiago do Cacém

5.º Trail da Costa Vicentina entre Santiago do Cacém e Porto Covo

5.º Trail da Costa Vicentina entre Santiago do Cacém e Porto Covo
Foto: CMSC

O Trail da Costa Vicentina, prova de atletismo cross, percorreu, domingo dia 24, os belos trilhos e caminhos pedestres da Rota Vicentina, entre Santiago do Cacém e Porto Covo.

Algarve

Loulé

Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo” até 26 de novembro, em Alte

Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo” até 26 de novembro, em Alte

O Centro Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte acolhe a Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo”, que testemunha o olhar de 23 jovens dos 16 aos 85 que a visitaram no âmbito do Projeto “Oficinas no Cabo do Mundo”.

Tâmega

Lousada

"Halloween Nigth Run" e "Halloween Nigth Walk", em Lousada

"Halloween Nigth Run" e "Halloween Nigth Walk", em Lousada

No dia 31 de outubro, domingo, realizam-se as iniciativas "Halloween Nigth Run" e "Halloween Nigth Walk", promovidas pelo Moto Clube Sra. Aparecida, num percurso com 8 km.

Oeste

Torres Vedras

Festas da Cidade de Torres Vedras com música, gastronomia, inovação e atividade física

Festas da Cidade de Torres Vedras com música, gastronomia, inovação e atividade física

A cidade de Torres Vedras volta a comemorar as Festas da Cidade, entre os dias 27 de outubro e 11 de novembro, e a música, a gastronomia, a inovação e a atividade física marcam a programação.

PUB